sábado, 18 de junho de 2011

Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade: (Freedom Writers)


Objetivo Geral: Debater com os alunos a importância da leitura para um melhor aprendizado e qual o impacto que o filme “Escritores da Liberdade” causou entre eles.

Objetivos Específicos:
Ø Relacionar o filme com os problemas do cotidiano escolar;
Ø Comentar e exemplificar as semelhanças e diferenças
existentes na escola em que estuda;
Ø A  possibilidade de utilizar as metodologias aplicadas pela
professora no filme;
Ø Utilizar a musica trabalhando o vocabulário, o “Listening” e o
 “Speaking” de forma mais dinâmica em sala de aula, para
instigá-los no aprendizado;


 Gênero: Filme
 Público Alvo: 3º Ano do Ensino Médio

Justificativa:

O filme “Escritores da Liberdade” teve uma grande repercussão nacional e internacional. Tendo em vista esse sucesso baseado em fatos reais, é extremamente importante mostrar a relevância dos acontecimentos que ocorrem no filme, relacionados a violência, drogas, desrespeito, ausência familiar, entre outros problemas sociais que afetam a vidados alunos e dos professores.
Trabalhar novas metodologias e recursos didáticos baseadas no convívio social dos alunos, de modo ensinar e mostrar a real importância da leitura, a escrita, o aprender, compreender, o desenvolvimento de ideias, para que assim o aluno possa não apenas estar bem preparado para um mercado de trabalho, mas também tenha um bom senso crítico da importância da educação em nossas vidas.


Música trabalhada no filme
A trilha sonora do filme é o estilo musical “Hip Hop”, um ritmo que fala da realidade das ruas, o perigo que vivemos e convivemos em nosso cotidiano.  Os alunos se identificam com esse estilo musical por falar da realidade de suas vidas de um modo que cause impacto na sociedade. Durante o filme 2 artistas norte-americanos são citados: 2Pac e Snoop Dog. Ambos são considerados ícones da música negra norte-americana, pois são de origem pobre e que passaram pelas mesmas situações que os jovens vivem hoje na periferia, não somente americana, mas também uma realidade brasileira.

O Rap e Hip Hop como influência na vida dos jovens

Os jovens no mundo de hoje baseiam-se em diversas realidades surreais, ou seja, se concentram apenas naquilo que querem acreditar. Não se importam no que irão fazer amanhã ou depois, onde o que realmente importa é que o que eles querem fazer em um determinado momento. Pelo outro lado, é necessário entender e compreender o mundo do jovem de hoje, onde falta oportunidade no mercado de trabalho, condições precárias no sistema educacional, problemas socioeconômicos, problemas familiares e tantos outros que a sociedade insiste em não dar atenção.
Entrando no mundo da música, o “Rap” e o “Hip Hop” estão entre os estilos em que os jovens mais se identificam pela veracidade no contexto musical. É certo que muitas das músicas em ambos os estilos são extremamente banais e sarcásticas, mas também existe o outro lado que trabalha a parte do descaso do governo com os mais pobres, a falta de responsabilidade social não apenas com os jovens, mas com toda a sociedade.
E é através da música, e não se baseando apenas nesses dois estilos musicais, mais em qualquer outro tipo que se possa trabalhar a mente do jovem assuntos relacionados à educação e as suas vidas.


Conteúdos a serem trabalhados
Ø Vocabulário;
Ø Speaking;
Ø Listening;
Ø Desenvolvimento do Raciocínio;

Turma Real da Professora Erin Gruwell

Apresentação: Letras 2008.2 - Inglês - Noite


Nenhum comentário:

Postar um comentário